PESQUISA SIMPLES:
A pesquisa no Portal de Acervos abrange a pesquisa em todos os acervos que compõem o Portal.
Basta perguntar a si mesmo quem, o quê, onde ou quando o que você está interessado em saber e digitar as palavras na
caixa de busca. Você pode tentar:
Quem: Os nomes dos atores, autores, arquitetos, artistas, coreógrafos, compositores, maestros, bailarinos, cineastas, músicos, fotógrafos, entre outros.
O que: Palavras de títulos da: musica, objetos, documentos, esculturas, obras de arte, fotografias, partituras, espetáculos, e exposições.
Onde: Nome de, ruas, bairros e edifícios localizados na cidade de São Paulo
Quando: Datas (por exemplo, 1945 ou 1920 - 1945) como o ano em que nasceu uma personalidade história, data de uma comemoração ou acontecimento histórico, ou períodos de datas para uma busca mais específica.


PESQUISA AVANÇADA:
Você também pode restringir a pesquisa utilizando:
Título: digite o título ou parte dele para recuperar registros que contenha o termo digitado.
Autor: digite um nome de um ator, autor, arquiteto, pintor, fotografo, roteirista, figurinista, etc. na caixa de pesquisa. Somente são exibidos os itens, onde o nome que você procura está listado como criador. Por exemplo, pesquisando: Tarsila do Amaral – vai estreitar seus resultados para obras da Tarsila, incluindo os catálogos de exposições de duas obras, excluindo fotografias da artista e qualquer outro material sobre ela e sua obra.
Assunto: pesquise somente um determinado assunto e são exibidos apenas os itens sobre o assunto solicitado.

Atenção: Utilize os operadores boleanos E e OU para combinar os termos:
E ? restringe a pesquisa, apresenta resultados que contem um termo E o outro
OU ? amplia a pesquisa, apresenta resultados que contem um termo OU o outro

Período: digite um ano (1945) ou um período (de 1950 até 1960 ) e nos resultados da pesquisa serão exibidos apenas os itens, onde o ano ou o período está listado no campo do item data. Por exemplo, selecionando o período: 1984 vai ajudá-lo a diferenciar na sua pesquisa, quando você quer recuperar os itens datados de 1984, excluindo itens que têm 1984, em seu título ou descrição.
Modalidade: Selecione, combinando com um dos tipos de pesquisa citados acima, uma ou mais modalidades a serem pesquisadas.


VOCÊ TAMBÉM PODE REFINAR SEUS RESULTADOS DE PESQUISA:
Por título – mostra apenas os títulos que contenham a(s) palavra(s) digitada(s).
Por autor – exibe apenas os resultados que contenham o autor digitado, incluindo compositor, coreógrafo, interprete, bailarino, elenco, diretor, fotógrafo, entre outros.
Por assunto – apresenta somente os resultados relacionados ao termo digitado.
Por período – exibi apenas os itens com datas relacionadas ao período digitado.
Por modalidade – mostra somente os resultados do tipo de material selecionado.
Por acervo –- exibi somente os itens pertencentes ao acervo selecionado.

Atenção: Em Modalidade e Acervo, os itens ticados em verde indicam os tipos de materiais e acervos que atendem aos critérios da pesquisa.


A PESQUISA NO ACERVO DAS BIBLIOTECAS DA CIDADE DE SÃO PAULO:
A pesquisa no Portal de Acervos não inclui o acervo das bibliotecas, optando por pesquisar nesse acervo, na página principal do Portal, abrirá uma nova página onde, ao clicar em “Pesquise” você será direcionado para o Catálogo Eletrônico da Rede Municipal de Bibliotecas.


OUTROS RECURSOS DE PESQUISA NO PORTAL DE ACERVOS:
Clicando diretamente no acervo, na página inicial do Portal, você pode fazer uma pesquisa simples somente no acervo selecionado, podendo utilizar também o recurso de refinar para filtrar sua busca. Se desejar expandir sua pesquisa nos demais acervos, digite o termo a ser pesquisado na caixa “Realize a sua busca” ou clique no link “Pesquisa avançada”.


AUTORIZAÇÃO DE USO:


Para que o pesquisador possa obter autorização de uso ou direitos autorais de qualquer item disponível no Portal de Acervos Artísticos e Culturais da Secretaria de Cultura, é necessário entrar em contato com o acervo detentor dos direitos e fazer a solicitação. O contato de cada acervo, com endereço, telefone e endereço na web, encontra-se disponível na página do acervo, na tela de abertura do Portal.


OUVINDO UM ARQUIVO DE ÁUDIO:


Para a modalidade áudio, somente os registros recuperados com o símbolo de uma nota musical possuem música para ouvir através do player. Quando o registro aparecer com o selo “sem imagem”, não há música. Nesse caso o pesquisador deve anotar as referências disponibilizadas no portal e dirigir-se ao acervo mencionado no registro.


Sobre o Portal

O Portal de Acervos Artísticos e Culturais é uma iniciativa da Secretaria da Cultura de São Paulo, em disponibilizar o material histórico da cidade de São Paulo em formato digital e/ou indicar os locais onde esse material está disponível, para que você possa conhecer nossos acervos e saber um pouco mais sobre cada coleção.